Resenha: Quem é você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca? — O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
Autor: John Green
Páginas: 229
Editora:  WMF-Martins Fontes

Fonte: www.just-carol.com

 Miles Halter é um adolescente normal, porém não gosta muito de sair e nem tem amigos. Passa a maior parte do tempo lendo os livros de biografia de seu pai. Seu mais hobby é memorizar e “colecionar” ultimas palavras de pessoas marcantes. Sua frase preferida é “Saio em busca de um Grande Talvez” do poeta francês François Rebelais, e teve ela como inspiração para mudar o rumo de sua vida e ir atrás desse Grande Talvez. Optou então por mudar de escola, escolheu um colégio interno longe de sua casa, o mesmo que seu pai havia estudado quando jovem, Culver Creek.

www.linhaseclicks.com

Chegando lá, rapidamente fez amizade com seu colega de quarto, Chip Martin, mais conhecido como Coronel, que lhe apelidou de Gordo, uma ironia por ser magricela. Um estudante bolsista que mora com a mãe em um trailer e odeia os “Guerreiros dos Dias de Semana” que é como chama os alunos ricos, que passam os fins de semana na casa dos pais.  Por meio dessa amizade conheceu Takumi, Lara (que foi sua primeira namorada) e também Alasca Young, uma menina de olhos verdes, cheia de curvas e um tanto imprevisível e enigmática.

Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.
Miles "Gordo" Halter (página 7)

www.linhaseclicks.com

Alasca tem em seu quarto uma biblioteca, que ela chama de “Biblioteca da minha Vida”, onde tem os livros, comprados a maioria das vezes em sebos e garagens, que ela pretende ler durante a vida toda. Seu livro preferido é “O General no seu labirinto” sobre Simón Bolívar, escrito por Gabriel García Márquez, o qual quis compartilhar com Gordo as suas últimas palavras, que foram “Droga -ele suspirou- Como sairei desse Labirinto”.
Miles se apaixona por Alasca, porém ela tem um namorado, e diz gostar muito dele por mais que achasse Gordo uma ‘gracinha’.

"O labirinto é uma droga, mas eu o escolho."
   Coronel (página 222)

www.linhaseclicks.com

Durante o livro eles vivem vários momentos divertidos juntos, bebem, fumam, namoram, fazem trote com os outros alunos e são alvos de outros. E também buscam a resposta para algumas perguntas sobre a vida, com incentivo do Dr. Hyde, professor de Religiões. Como o que será o ‘Grande Talvez’ e o ‘Labirinto’.
Até que por fim, em uma noite, acabam se beijando, numa brincadeira de ‘Verdade ou Consequência’. No dia seguinte, um acontecimento mudará a vida de todos e fará com que eles reflitam e achem certas respostas.
Uma narrativa carregada de reflexões e filosofias e ao mesmo tempo divertida, dividida em capítulos contando os dias antes e depois do acontecimento marcante.
Um livro emocionante! Que faz-nos pensar sobre as respostas para certas perguntas, perguntas que nem sempre achamos uma resposta concreta.

www.linhaseclicks.com

"O labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar - do mundo ou do fim do mundo?"
-Alasca Young  (página 20)


2 comentários

Oiii, deixe um comentário aii e se puder siga o blog!! Beijinhos.